O processo de Benchmarking funciona como uma comparação de mercado, algo focado em seu nicho de mercado. São pesquisas realizadas para entender o que sua concorrência está fazendo para ter mais sucesso, ou descobrir ações que possam não estar funcionando.

 

Sempre que me perguntam sobre Benchmarking eu volto o questionamento com outras perguntas:

Como você tom as decisões referentes ao seu projeto? Como você sabe que precisa melhorar ou mudar seu produto ou readequar seu serviço?

Responder essas perguntas enquanto você está planejando e preparando suas estratégias já é um começo de Benchnarking. Quando você conhecer melhor o mercado onde atua, mais oportunidades surgirão para que você melhore ou ajuste seus produtos e serviços.

Como Fazer um Benchmarking?

Antes de começar essa pesquisa de comparação de mercado, você precisa entender quem são seus concorrentes. Você precisa saber em qual nicho de mercado seu negócio está incluído. Isso vai te ajudar a selecionar quem, de fato, está competindo com você e quem pdoe ter mais alcance de mercado (market share).

Fiz um passo-a-passo para te ajudar a começar seu Benchmarking de forma rápida e eficiente. Busquei simplificar todo o processo para que você possa utilizar as melhores práticas do marketing digital a favor de seus projetos.

1. Faça uma lista de concorrentes

Comece seu processo de benchmarking fazendo uma lista com os 5 principais concorrentes. Tente se aproximar ao máximo do que você faz e como trabalha. Assim, coloque nome, área de atuação, site, mídias sociais e os principais produtos e serviços encontrados.

2. Entenda o tamanho de seus concorrentes

Pesquise quantas visitas os sites de sua concorrência estão tendo, qual o tamanho de todas as mídias sociais onde eles estão inseridos. Tente descobrir o tamanho da base de clientes ou de prospectos que eles possuem. Claro que muitas dessas informações não serão tão simples de serem encontradas, porém algumas ferramentas podem te ajudar.

Na ferramenta SimilarWeb você vai conseguir descobrir quantidade de visitas que os sites de seus concorrentes estão tendo, fontes de tráfego e muitos outros dados interessantes.

Acessando as mídias sociais de todos seus concorrentes você vai conseguir entender o alcance, engajamento, tipo de publicações e até a linguagem que pode ou não estar funcionando. De uma olhada também na Fanpage Karma que possui uma série de dados que poderão te ajudar.

Para entender mais sobre posisionamento e outras informações mais específicas, tente pesquisar em sites de associações de classe, revistas especializadas e meios focados no seu nicho de mercado.

3. Junte os dados e analise

Após pesquisar dados e informações em diferentes fontes, coloque tudo isso em uma tabela que facilite olhar e entender o que cada concorrente está fazendo e quais resultados estão vindo dessas ações. Separe por colunas números, dados e todas as informações coletadas. Isso vai te ajudar em suas fases de planejamento.

O que é Benchmarking? - Insights de Marketing Digital

Por quê fazer um Benchmarking?

Todos processos de marketing que envolvam seu planejamento buscam por melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e, para isso, você precisa entender quais avanços e ações sua concorrência está entregando para o mesmo público que você pretende trabalhar (ou já está trabalhando).

Busque informações para aprender mais sobre seu mercado e como atendê-lo sempre da melhor forma possível e o processo de Benchmarking vai te ajudar sempre com isso. Pense, você sempre terá muito a aprender com os erros e acertos que acontecem em seu mercado todos os dias.

Bruno Peres

Bruno Peres

Professor e Consultor de Marketing Digital

Trabalha e estuda marketing digital desde 2004. Foi consultor das Nações Unidas (ONU) e outras empresas em diversos países. Ministra aulas e treinamentos nessa área desde 2010.
Escritor em construção que deseja espalhar insights de marketing digital para ajudar você a alavancar ideias e projetos, até que tudo saia do papel e você se sinta livre para produzir e saborear seus resultados.
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