Você, que chegou até aqui, deve estar se perguntando: o que é um insight?
E afirmo isto porque antes mesmo de lançar este projeto muitos de meus clientes, amigos e alunos já me perguntavam o porque de usar essa palavra.
Bem, vamos ao que interessa…

O que é um insight?

A palavra insight vem da língua inglesa, é bem uma importação na caruda para o português, que se seguida ao pé da letra, o significado de insight é “vista de dentro” ou “olhar por dentro” (e isso eu peguei lá no Significados.com.br). Mas a palavra insight é utilizada no sentido de “ter uma intuição”, de compreender ou entender algo de forma repentina.

Na religião, o insight pode ser visto como uma espécie de revelação divina, um esclarecimento que um ser divino concede a um ser humano para que entenda aquilo que está escondido, obscuro ou disfarçado. Neste caso, o insight acaba sendo uma espécie de solução que surge de forma repentina na mente das pessoas. – Meus Dicionários

E quem nunca viu em um desenho animado algum personagem tendo uma idéia e uma lâmpada surgindo na cabeça do personagem?

É isso que você precisa buscar em sua vida. Seja no marketing ou na produtividade, precisamos buscar novas ideias, buscar uma intuição de onde pesquisar o melhor a me ajudar em qualquer momento. Seja uma revelação divina, ou uma sacada que fará você fazer algo diferente, o importante é que conhecimento e ação poderão andar juntos, sempre.

Insights no Marketing Digital

Alguns “gurus”e autores, como o Erico Rocha, usam muito a palavra Sacada para descrever um insight. E eu fiz questão de citar isso porque também costumo utilizar nesse formato. Vejo isso como uma similaridade de pensamento, vamos todos trazer sacadas, insights, ideias e ações que visem mudar o que está sendo feito há tempos e não está trazendo o resultado que você busca.

Insight no Marketing Digital - Bruno Peres

No marketing digital esse insight, na minha visão, é uma união de tudo o que falamos até aqui voltado aos canais digitais de divulgação e construção do seu produto nos canais digitais. Sejam eles as mídias sociais, sites, vídeos ou qualquer outra forma de comunicação e ferramenta que você estiver utilizando.

Essas novas ideias são extremamente importantes nas busca do resultados que cada um de nós estamos esperando, dia-a-dia em nossos projetos e negócios. Por isso, busque informação em todos os canais que precisar, busque aprender novas ferramentas, novas formas de gestão, busque conhecimento e, cada vez mais, novos insights virão até você.

Abraços e até o próximo insight de marketing e produtividade.
Bruno Peres

Bruno Peres

Bruno Peres

Professor e Consultor de Marketing Digital

Trabalha e estuda marketing digital desde 2004. Foi consultor das Nações Unidas (ONU) e outras empresas em diversos países. Ministra aulas e treinamentos nessa área desde 2010.
Escritor em construção que deseja espalhar insights de marketing digital para ajudar você a alavancar ideias e projetos, até que tudo saia do papel e você se sinta livre para produzir e saborear seus resultados.
Que tal começar no digital?