Plano de Marketing é um documento que o ajudará a desenvolver toda sua estratégia de marketing. Nele você deverá detalhar cada etapa a ser planejada, assim como cada ação prática. Quanto mais detalhes você conseguir descrever em seu plano de marketing, mais chances terá de organizar seu projeto e levá-lo ao sucesso que almeja alcançar.

“Um plano é um guia, a linha central da estrada que nos leva ao objetivo.” ( Vicente Ambrósio – Plano de Marketing passo a passo)

Ter um plano de marketing ajuda que você direcione o foco de uma equipe para um mesmo objetivo, levando todos a trabalharem na mesma direção, evitando retrabalhos e tempo perdido, o que, na lógica, aumentará seus resultados e diminuirá seus custos.

 

Saiba o que é um Plano de Marketing - Bruno Peres | Marketing Digital

Etapas de um Plano de Marketing

Diversos estudiosos de marketing dividem sesu planos em inúmeras etapas. Não existe uma regra definida e sim boas práticas indicadas por diversos autores, aqui vou citar algumas etapas que costumo utilizar quando preparo planos de marketing para projetos de pequeno e médio porte, pois acredito que você deva encontrar um equilibrio entre planejamento e prática.

Essas etapas podem te guiar para que você inicie seu plano de marketing:

  1. Pesquisas de Marketing
  2. Análises de Marketing
  3. Estratégia de Marketing
  4. Táticas de Marketing
  5. Orçamento de Marketing
  6. Controle Geral de resultados

Saiba mais sobre essas etapas que irão guiá-lo através dos detalhes que você precisa planejar.

Você inicia seu plano pesquisando sobre sua concorrência, e entendendo as boas práticas no mercado que irá atuar. Então você precisará analisar de forma intensa os caminhos e as oportunidades, verificando em detalhes os ambientes à sua frente, forças e fraquezas de seu produto e oportunidades que possam existir diante de seus concorrentes.

Até esta etapa você deve ter coletado informações suficientes para iniciar a construção de suas estratégias de marketing. Assim começamos a etapa estratégica de seu plano de marketing, quando você começa a desenhar a definir quais táticas práticas precisará tomar, como: gerar quais tipos e formatos de conteúdo? Você deverá criar videos? Quantas postagens e em quais mídias sociais? Quais as características de seu produto e serviço precisam ser explicadas? Você vai precisar de um vídeo explicativo?

Ao saber exatamente tudo o que precisará fazer, você deverá analisar quanto isso irá custar e quanto tempo precisará investir para atingir os objetivos que você almeja. Montar uma planilha de controle de gastos o ajudará a entender as proporções que seu projeto tomará.

“Os planos são inúteis, mas o planejamento é indispensável”- Dwight Eisenhower

Com tudo isso colocado em um documento é o momento de você definir indicadores de resultados para que você possa controlar e mensurar cada uma das as ações tomadas, etapa por etapa. Assim você poderá ver o que está ou não funcionando e o que pode ser melhorado.

Saiba o que é um Plano de Marketing - Bruno Peres | Marketing Digital

Sem um Plano de Marketing, você estará agindo de olhos vendados tentando atingir seus objetivos sem entender o que está fazendo. Já pensou nisso?

Porque criar um Plano de Marketing?

Neste artigo procurei tratar o assunto de forma superficial, trazendo etapas simples para você começar a implementar suas ideias de forma organizada e realmente focada em objetivos. E é nesse ponto que está a importância de se ter um bom plano de marketing, para que saiba como conduzir suas ideias, tendo a possibilidade de olhar para cada uma das atividades que precisa realizar e entender o quão importante elas são para que o todo possa acontecer de fato.

Você precisa saber o que fará em cada etapa de seu plano de marketing, precisa saber quanto isso vai te custar, entender em quais canais irá atuar, quais conteúdos precisa desenvolver e qual o investimento necessário para, de fato, realizar tudo o que está planejando. Organize cada etapa de sua estratégia, entenda o mercado que irá atuar, pesquise a fundo o que seus principais concorrentes estão fazendo e seu plano de marketing vai lhe ajudar a saber cada parte de todo esse processo.

Não fique apenas deitado sobre esse plano de marketing, como costuma dizer um dos maiores estudiosos do assunto:

“Os planos de marketing não produzirão um tostão se não forem implementados.” (Philip Kotler)

Bruno Peres

Bruno Peres

Professor e Consultor de Marketing Digital

Trabalha e estuda marketing digital desde 2004. Foi consultor das Nações Unidas (ONU) e outras empresas em diversos países. Ministra aulas e treinamentos nessa área desde 2010.
Escritor em construção que deseja espalhar insights de marketing digital para ajudar você a alavancar ideias e projetos, até que tudo saia do papel e você se sinta livre para produzir e saborear seus resultados.
Que tal começar no digital?