Landing pages são páginas de destino final utilizadas em campanha ou ações de marketing digital. Elas podem ser o resultado de uma busca orgânica ou de links patrocinados, podem ser um link em um e-mail marketing ou algum link em qualquer tipo de anúncio.

O que identifica essa página como uma Landing Page é que seu conteúdo é bastante específico em relação ao anúncio direcionou você até ali, como se fosse uma extensão de seu conteúdo. É preciso que todas suas campanhas tenham uma mesma comunicação, desde um post no Facebook, um banner em algum site ou até um e-mail enviao à um cliente, e em sua “página de aterrisagem” dessa campanha é que seu cliente vai encontrar toda a informação que está procurando.

O que são Landing Pages - Bruno Peres - Insights de Marketing

Um exemplo de uma Landing Page com foco na explicação de um produto, no caso um e-book gratuíto sobre ferramentas digitais.

Qual o objetivo de uma Landing Page?

Uma landing page não tem como objetivo apenas atrair um público-alvo e sim convertê-lo para uma ação final; seja ela uma venda, um cadastro ou a vizualização de um vídeo específico. É nesta página que o profissional de marketing vai inserir todas as informações de seu produto, buscando informar seu visitante e atraí-lo para a conversão final.

Criando Landing Pages

Não existe uma receita de bolo ou regra para a criação de landing pages, embora você possa seguir dicas para criar landing pages mais eficientes. Em termos gerais, o ideal é que elas sejam simples, com poucos (ou nenhum) link de saída (muitas vezes elas nem possuem menu com ligação ao site principal) e que cumpram seu principal objetivo: explicar e promover seu produto, projeto ou serviço.

Quando este objetivo é cumprido, chamamos isso de CONVERSÃO! Ou seja, as ações que um visitante realiza em uma página de destino são o que determina a taxa de conversão daquela página, e isso mostra o quão efetiva ela realmente está.

Ferramentas de criação de Landing Pages

Nos dias atuais existem uma série de ferramentas online que podem te ajudar a criar landing pages de forma rápida e eficiente. Estas ferramentas digitais possuem modelos (na maioria dos casos bem simples) que podem te ajudar a começar de forma rápida a criar suas páginas de conversão e alavancar seus projetos.

Para lhe ajudar listei algumas ferramentas para criação de landing pages conhecidas no mercado, como GetResponse, Whispond, Leadlovers, RD Station, Ontraport, Hubspot, Insusionsoft, Convesion Funnels, Unbounce, WordPress com os temas da Elegant Themes (como o DIVi), OptimzeMonster, e muitas outras. Você pode encontrar mais informações, links e benefícios sobre elas no Guia de Ferramentas que preparamos para lá na arca.buzz.

Veja aqui como criar landing pages objetivas, e você começará a melhorar seus resultados.

Bruno Peres

Bruno Peres

Professor e Consultor de Marketing Digital

Trabalha e estuda marketing digital desde 2004. Foi consultor das Nações Unidas (ONU) e outras empresas em diversos países. Ministra aulas e treinamentos nessa área desde 2010.
Escritor em construção que deseja espalhar insights de marketing digital para ajudar você a alavancar ideias e projetos, até que tudo saia do papel e você se sinta livre para produzir e saborear seus resultados.
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