Público-alvo é uma fatia da sociedade como um todo que você, ou sua empresa, precisa entender e direcionar sua comunicação para aumentar as chances de venda de mais produtos e serviços. Se essa fatia for muito grande ou seu público-alvo não for detalhado, mais complexo (mais caro) será para você se comunicar com seus potenciais clientes e criar campanhas que os impactem da maneira que deseja.

É esse público-alvo que terá mais chances de comprar o que você tem a oferecer, é ele que vai criar maior engajamento com sua comunicação e, por isso, é com esse público que você precisa conversar. Durante o processo de criação de um plano de marketing, pesquisar e entender esse público é um dos fatores primordias para qualquer negócio. Como diz o Philipe Kotler, um dos maiores estudiosos de marketing de todos os tempos:

“Quando você tem uma estratégia focada, você gastará menos e terá mais assertividade. Você sempre gastará mais mais pra tentar atingir todo o mundo.”

Por isso, concentre-se em entender o perfil ideal para comprar o que você tem à oferecer.

Como determinar seu público-alvo?

A determinação de um público alvo precisar ser feita através de pesquisas para entender o comportamento de compra, hábitos de consumo de quem já compra de você ou de seus concorrentes, entender as preferências dessas pessoas, buscar dados demográficos e socioeconômicos para descobrir onde elas vivem e como se comportam. Em suma, quanto mais informações você conseguir maiores serão suas chances de se relacionar bem e entregar exatamente o que seu cliente-alvo está procurando.

Definir com precisão seu público-alvo precisa ser encarada como um fator primordial no planejamento dae seu negócio, mesmo que as características desse público venham a mudar ao longo do tempo. Como Chris Anderson explica em seu livro “A Cauda Longa”, co o tempo você pode perceber que a escolha de um nicho pode te trazer menos volume, mas mais assertividade, maior lucro e um melhor relacionamento a longo prazo com seus clientes.

Tudo isso está vinculado com o fato de entender e satisfazer seu público-alvo.

Como definir seu público-alvo - Bruno Peres - Insights de Marketing Digital

Por que você precisa determinar e estudar seu público-alvo?

Escolher um público certeiro vai aumentar suas chances de obter sucesso, diminuindo o custo de aquisição de seu cliente. Um dos maiores estudiosos da adminstração e marketing nos trás uma citação interessante sobre o assunto:

“A meta (do marketing) é conhecer tão bem o cliente que o produto ou se serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível.”Peter Drucker

Quando você entender exatamente para quem você está criando sua mensagem, você entenderá como e onde focar seus esforços. Clientes são (e sempre serão) o maior ativo de uma empresa, saber quem são, como se comportam e o que procuram vai te colocar na frente de seus competidores.

Por que é tão importante satisfazer seu público-alvo?

Suas vendas virão de dois grupos distintos: novos clientes e aqueles que já compraram com você. E pense que atrair um cliente pode custar até 5x mais do que agradar um cliente que já está envolvido com sua marca, portando, entender e fidelizar seu cliente vai te trazer um lucro maior e um relacionamento que te garantirá ganhos a curto e também a longo prazo.

Durante todo o processo de compra, que começa no momento em que seu público-alvo tem o primeiro contato com sua marca, o consumidor avaliará não somente o preço de seu produto ou serviço, mas sim todo o valor agregado, como serviços, atendimento, o conhecimento que você possui sobre o que está vendendo, condições de pagamento, garantias, qualidade em tudo isso e por aí vai. Isso é chamado de Valor Percebido, e é nesse ponto que você deve concentrar seus esforços de fidelização de seu público-alvo.

Se tudo o que você oferecer, superar as expectativas de seu cliente, ele ficará encantado e isso é sempre a melhor estratégia de marketing que você poderá aplicar.

Bruno Peres

Bruno Peres

Professor e Consultor de Marketing Digital

Trabalha e estuda marketing digital desde 2004. Foi consultor das Nações Unidas (ONU) e outras empresas em diversos países. Ministra aulas e treinamentos nessa área desde 2010.
Escritor em construção que deseja espalhar insights de marketing digital para ajudar você a alavancar ideias e projetos, até que tudo saia do papel e você se sinta livre para produzir e saborear seus resultados.
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