Como Melhorar sua Escrita

Melhorar sua forma de escrever e desenvolver uma escrita criativa é uma habilidade que pode ser aprendida e treinada para o objetivo que você deseja

Escrever melhor, e de forma mais criativa vai melhorar seus resultados em qualquer área que atue. Falamos disso no post em que explico o que escrita criativa, e a pergunta que ficou foi: Como começar a melhorar sua escrita?

Aqui vamos abordar as principais práticas que você precisa para aprimorar suas habilidades com a escrita.

TÉCNICAS DE ESCRITA CRIATIVA

Escrever é uma habilidade que pode ser aprendida e treinada através de técnicas e exercícios. Assim como muitos especialistas e estudiosos dividem tipos de habilidades que podemos desenvolver em qualquer área de atividade na vida, eu dividi o aprendizado da habilidade de escrita criativa em dois tipos: Habilidades Naturais e Habilidades Técnicas.

Para entender a diferença entre esses tipos de habilidades vamos pensar juntos; Quando você procura por um curso que possa te ensinar como utilizar melhor um software, como o Microsoft Excel por exemplo, você está melhorando suas habilidades técnicas nessa área de estudo, aprendendo a utilizar tabelas e como extrair o melhor daquele software.

Quando você procura um curso que te ensina a criar melhores planilhas, a pensar em formas diferentes de expor dados ou relatórios, você está desenvolvendo habilidades naturais do ser humano, está treinando como encontrar maneiras diferentes de resolver problemas para a mesma área citada.

Isso não é algo novo, e muito menos criado por esse aqui que vos escreve. Esse formato de ensino, por habilidades, pode ser encontrado em diversos cursos e áreas de estudo. Então, por que não utilizar esse formato para melhorar sua escrita?

HABILIDADES NATURAIS

São habilidades que não envolvem o conhecimento técnico de ferramentas, plataformas ou softwares e representam um conjunto de qualidades inerentes a qualquer ser humano. Para desenvolver uma escrita criativa você pode treinar algumas dessas habilidades, e isso o ajudará a encontrar caminhos diferentes, e mais criativos, para os desafios que enfrentará nos muitos textos que virão pela frente.

Listei aqui as cinco habilidades naturais mais importantes que ensino em minhas aulas e cursos.

  1. Seja observador
  2. Seja questionador
  3. Seja um bom ouvinte
  4. Busque caminhos alternativos
  5. Adquira referências bibliográficas

HABILIDADES TÉCNICAS

São habilidades que envolvem técnicas, o uso de plataformas ou sistemas que podem ser repetidas até se obter o resultado desejado. Técnicas como essas são úteis quando utilizadas em conjunto com as habilidades naturais, e ajudam a manter a qualidade de seu texto mesmo em ambientes onde é preciso ser criativo sob pressão.

Listei cinco habilidades técnicas importantes quando estamos desenvolvendo nossa escrita criativa.

  1. Estude técnicas básicas de Língua portuguesa
  2. Estude técnicas de storytelling
  3. Aprenda técnicas de escrita em geral
  4. Aprenda técnicas de correção de textos
  5. Estude técnicas de gatilhos mentais

Conclusão de como melhorar sua escrita

Como pode observar, melhorar sua forma de escrever e desenvolver uma escrita criativa é uma habilidade que pode ser aprendida e treinada para o objetivo que você deseja. Habilidades Naturais, e eu trouxe apenas algumas delas aqui, você criará formas diferentes de obter mais fontes criativas. Trabalhando Habilidades Técnicas será capaz de aprimorar formas e utilizar o melhor de diferentes estratégias e plataformas.

O mais importante, sempre, é escrever. Praticar, errar, aprender e melhorar.

Abraços e boa escrita.

Bruno Peres

Bruno Peres

Escritor, Professor e Consultor de Marketing Digital

Contador de histórias e entusiasta do RPG desde 1994, é autor do livro motivacional O Vendedor de Sapatos e escreve para o site O Segredo. Pesquisador de storytelling, trabalha e estuda marketing digital desde 2004. É consultor das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, professor de Marketing Digital nos cursos de Master, MBA e na Pós-graduação da ESPM. Professor convidado da Universidade de Nova Iorque, também ministra aulas e treinamentos nas áreas de digital analytics, storytelling e escrita criativa desde 2010.